Você sabia que mesmo tendo diabetes é possível comer sem culpa? Hoje vamos expandir um pouquinho mais o seu conhecimento sobre alimentação, que tal?

Se você já foi em uma banca de revistas, já deve ter visto aquele monte de revistas falando “Sobremesas para Diabetes”, “Alimentos para Diabetes” acompanhados da pior coisa do mundo: a sentença “para comer sem culpa“.

Aliás, quem disse que comer, em momento algum, deve ser com culpa? Isso é uma jogada de marketing, achando que você não tem conhecimento sobre alimentação equilibrada e que não leu nosso livro… Bem, ainda bem que não é o caso!

Primeiramente, esse tipo de alimento, sobremesa, ou o que quer que seja anunciado em geral pode até ter uma menor quantidade de carboidratos, mas ainda terá algum efeito na glicemia. Ele pode demorar a acontecer, mas ainda vai existir – e isso puxa o nosso próximo tópico.

Muitas dessas publicações falam que esses alimentos podem ser comidos “à vontade”, mas será mesmo? Oras, “à vontade” tem uma definição bem específica… De acordo com a American Diabetes Association, um alimento sem calorias, que ainda assim deveria ser consumido com cuidados, teria no máximo 5 calorias por porção! Ainda assim, nenhum alimento deve ser consumido à vontade, uma vez que pode trazer outras consequências que não são necessariamente hiperglicemia!

E, por fim, vamos falar sobre “comer sem culpa”. Você já sabe que não é preciso se culpar ao comer algo, desde que você saiba comer. Lembrando de um dos meus exemplos preferidos, não faz sentido ir à festa do seu melhor amigo e na hora de comer o bolo abrir um pote de alface! Aliás, para resolver essa culpa, você já ouviu falar de mindfulness eating?

Para que você saiba cada vez mais e mais, aqui segue o link do blog da Ana Carolina Pereira Costa, nutricionista especialista nisso! Acesse https://www.comercompassivo.com/ e aprenda mais!


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